quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Epistemologia da Linguística


 Você sabe o que é Epistemologia da Linguistica???
 
 
A Epistemologia da Linguística trata da forma com que as questões teóricas se relacionam, revelando que nem todas as teorias como Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Materialismo histórico, etc, conversam entre si. 

 a história da lingüística bem como a filosofia da lingüística não é circusncrita de maneira linear. “A linguagem é um monstro multifacetado."


 
Toda teoria é um recorte da realidade, uma pequena porção(ex. um mapa cartográfico), uma vez dada conta toda a realidade, perde-se o uso, perde-se a necessidade.
Cada teoria é uma espécie de mapa, que tenta dar conta de uma parte da linguagem.
Uma teoria lingüística não se propõe, evidentemente, abranger toda a linguagem, mas sim responder aquele recorte que ela se propõe a responder. Não se dá para cobrar da teoria aquilo que ela não propõe-se a fazer. ( ex. Saussure não estava estava interessado a estudar a fala).

 
Desta forma depreendemos 3 métodos:
Método Dedutivo: Parte-se de uma hipótese prévia. Não é necessário uma avaliação em campo.

Método dedutivo: Parte-se de uma pequena pista e a partir disso expande-se para uma hipótese maior.

Método dedutivo: Parte-se da parte para o todo, de uma observação parte-se para a fabricação de uma 
generalização. Ex: Basta se comprovar a existência de um cisne preto para se desmentir que todos os cisnes são brancos. Após ser destacada uma hipótese é que se vai a campo para a coleta de dados e confirmar ou não a hipótese previamente estabelecida.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário